segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

LIVROCHADA


LIVROCHADA

Fui ao Continente loja comprar "grão" para a gataria vadia que tenho à volta de casa! São só três! Na loja, nunca resisto a passar pela secção da enormíssima montra dos livros e sempre à procura de BD! Havia sim! Uns livros para a miudagem(?) que se vendem como pãezinhos quentes. Pelo menos é o que está estampado na capa! Trezentos, seiscentos mil exemplares... Ena tantos! São de malta estranja! Dos leitores, devem estar a incluir a malta da América! Sim aquela malta lê! Porcarias mas leem! São muito fraquinhos estes livros de BD! Dizem-me que é para a faixa etária dos dez anitos! Hã? Dez anos? Dasse! Eu, com dez anos de idade, sentava-me - no chão! - nos corredores da Bertrand, ali na 31 de Janeiro no Porto, a ler Asterix, Luky Luke, Schtroumpfs(Pitufos é
para os tótós!), Spirou, enfim, livros de histórias e alguns, com História dentro! Bem... olhei para o lado e lá estavam os livros do orelhas da RTP! Eram uns... dez! Portanto, metade dos expostos, mais coisa menos coisa! Abri um e li! Epá; aquilo foi mesmo escrito pelo orelhas ou é coisa de xategepêtê ou qualquer merdinha xpto? Epá; aquilo é mau! (Pronto! Lá estão os apaniguados a pensar que este Mário tem é inveja! Eich! Não! Não pratico nenhum desporto e muito menos essa prática nacional; a tal inveja! Passo!). Adiante; comprei dois desses livros com tiragens de milhares de exemplares. Saiu-me em uma trintena de euros os estupores do "conjunto de folhas de papel, em branco, escritas ou impressas, soltas ou cosidas, em brochura ou encadernadas", in dicionário Priberam! São livros impressos em papel couché cheios de cores, ou seja, o mesmo material que as criancinhas carregam, todas de esguelha coitadinhas, diáriamente - descansando ao 7º dia! - de casa e para a escola! Diz-que que é o peso da cultura! Para mim é mais cifrões para os bolsos das gráficas.
Fico-me por aqui. Por favor, se a petizada pedir para comprar mangas comprem! Estas mangas vêm do Japão e são para ler, de trás para a frente sim, mas são para ler, ler, leitura, letras... Ah! rectifico; não são mangas! São mangÁs!

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

The Russians Are Coming!

Wassily Kandinsky

Insulto maior, agora, é chamar putinista ou PRÓ-RUSSO a um simples cidadão sem remelas nos olhos! Eh pá! Eu sou pró-russo há quase 50 anos e, desde que comecei a ler o Gogol e fui por aí fora à procura dos seus colegas escritores, contemporâneos ou não passando pelo Dostoiévski e o barbudo Tolstoy! Depois a "doença" pró-russite agravou-se quando comecei a estudar arte e dei-me conta da porcaria que vinha daquele lado do planeta, uns pintores malditos como Goncharova, Chagall, Kandinsky e outros malvados façanhudos! Um dia, até gastei uma "pequena fortuna" para ver uma exposição de Gauguin(franciú) do Museu Hermitage, que andava em digressão por vários museus mundiais! Russos, pff!!!! A expo foi em Toronto. Maldita doença esta, a pró-russite! Será que isto sai da pele com sabão de alcatrão ou, sairá com sabão macaco? Do cérebro não sai! Só com uma trepanação! Talvez! De vez em quando vejo - quando posso! - o fabuloso filme de Norman Jewison(Não, não era judeu! Era canadiano!) "The Russians Are Coming!" só para entender a mentalidade tuga-tusa-lusa! Ainda não cheguei a conclusão nenhuma! Só sei que aprendi a não odiar ninguém... que não conheço!

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

ANDO POR AÍ

 


ANDO POR AÍ

o chinelo estala
nas nalgas de uma criança...
de raça branca!
um cão ladra à passagem
de mais um novo pedinte...
que trabalha!
uma vaca-loura é esmagada
por um reformado rico...
calçado com umas Lacoste!
uma cigana pede-me
a mão direita calçada com luva...
de pele de cona de andorinha!
ando por aí...

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

MERDICES


Fui procurar e tentar saber quem é/era este gajo Yanko Tsvetkov e o seu Atlas of Prejudice! O gajo é búlgaro e estes mapas (são muitos!), ao que parece, estão publicados em livro e pelos vistos também é sucesso! Bem... o assunto é sobre estereótipos! Este Yanko até parece estar bem informado! Com isto o gajo pretende: 1º Fazer dinheiro! 2º Fazer dinheiro com a aversão que povinhos "sem sal" (povinhos do norte da Europa e americanos!) aos costumes culinários dos povos do sul! (Também têm raiva do número de dias que temos de...Sol! Mas isso é outro assunto!). 3ª Fazer dinheiro com a ignorância! 4ª Fazer dinheiro, pura e simplesmente!
Este texto já vai longo mas vou deixar aqui dois exemplos de como a realidade se pode tornar uma grande surpresa! Os tugas no Canadá fazem, no Verão, as suas sardinhadas e afins! Eu como, mas não sou amante. Provei a minha primeira sardinha nas festas do S. João e ali para os lados do Palácio de Cristal no Porto!
Adiante; Os canadianos punham-se logo a dizer; Yuk! Stinks!! - Oh yeah? Taste-it!, dizia eu! Provavam e... gostavam! Outro exemplo! O meu tio M. esteve casado com uma senhora canadiana de origem alemã! No Natal, o meu tio fazia o seu bacalhauzinho. A senhora alemã, habituou-se aos costumes tugas sem problemas. Os filhos dela não. A mais nova era uma parvinha bem americanizada! O mais velho, quis um dia experimentar aquele prato "mal cheiroso". Gostou e passou a fazer parte da sua ceia de Natal, todos os anos! Quanto ao búlgaro; é um habitante da Bulgária! Isso fica onde?