Conteúdo partilhado com: Os teus amigos
A VOLTA!
A partida estava marcada para as oito da manhã. Eu tinha as tripas em desarranjo e pensei seriamente em não ir. Uma água das Pedras e duas idas ao "trono" e a coisa compôs-se! Eram 8:30 e pensei que já não chegaria a tempo ao Café da Faia, local do ajuntamento. Cheguei e a partida só seria pelas 9 e tal! Inscrito e com oferta de t-shirt com os respectivos dizeres, lá fomos nós todos fresquinhos em direcção a Fafe. Sol e calor com fartura! Antes mesmo de chegar a Gandarela, "cortamos" para Passos e a nossa aventura pelas serras de Basto começou! Um dos amigos participantes ficou sem a corrente da sua "fumarola" lusa e teve de regressar à "base" numa carrinha vassoura! Fumarolas, nome dado às velhinhas cinquentinhas de outros tempos e de uma indústria outrora pujante, não faltaram! Ele eram Sachs, Zundapp's, Casal, EFS's, uma Yamaha 50cc (!!!!) e uma quantas outras scooters, Yamaha, duas extintas Gileras (!!) a dois tempos e também elas, fumarolas! Fumo por todo o lado! Por algumas vezes tive de ultrapassar uma ou outra ou, tinha-me dado a "sufeca"! Umas quantas, velhinhas, outras irrepreensivelmente restauradas! Botei os olhos numa Casal RZ 50cc, motinha dos meus 19/20 anos e senti uma saudade imensa! Vendi-a quando emigrei! Hoje não tenho tusto para uma igual! Que pena..., mas quero mesmo comprar outra cinquentinha! Os motões não me dizem nada mas havia também umas quantas! Uma fumarola lusa é que era, mas... Quantas vezes não ouvi eu a expressão "tenho a vela encharcada"! Pois! Depressa passou a expressão de quem já tinha emborcado umas quantas médias e/ou litrosas! Ahahahahah!!!!
E lá fomos nós pelas serrarias acima. Para quem vinha "descascado", só em t-shirt, começaram a arrepender-se. No lugar de Veiga, fazia um frio de rachar! Nevoeiro cerrado! Alguns de nós perdemo-nos por uns instantes! Telemóvel... népia! Naquelas serras não há rede! Nada! Alguém apontou uma estradinha e lá fomos ao encontro dos adiantados, parados num dos parques de merendas a caminho de Moinhos de Rei. Já tinham abancado agarrados às minis e sandochas de bifanas, fiambre, queijo e sei lá que mais! Que rico sítio para uma sardinhada, pensei eu! A mim, espetaram-me logo na mão, uma lata de meia litrosa de uma cerveja estranja! Eh lá! Pensei eu!! Mas o secão era grande e com duas sandochas, o meio litro de bejeca lá foi! Houve quem bebesse três ou quatro minis! Agora... é fazer as contas, como dizia o outro! Kkkkkkk!!!!
Arrumadas a cestinhas de vime, enganchadas em algumas das fumarolas, restante "tralha" e, abala que se faz tarde! Pus-me encostado ao primo Gusto, - o "líder" e um dos organizadores! - não fosse eu perder-me outra vez! Ahahahahah!!!!
Direcção seguinte, Porto D'Olho, Torrinheiras (O primeiro sítio onde neva em todo o Concelho de Cabeceiras de Basto e terra da Tasca do Picão, onde se malha num bom cabrito ou vitela barrosã assados, regado a verde da região!) e, lá fomos nós virados à aldeia de Moscoso (Também aqui se malha em vitela, cabrito e... javali!), UZ, Moimenta e Cavez, terra dos meus antepassados! Passamos pela praia fluvial e... encosta outra vez, para as minis da praxe! Não, ninguém saiu dali estonado!
Oupa em direcção a Parada, Arco de Baúlhe, terra onde Nun'Álvares casou! No lugar da Faia outra mini-paragem para outras... minis! Livra! A escola, paragem final da volta, era já ali ao virar da esquina e aí sim, sem correrias ou montado na "mula", sim, malhei nas minis e nas sandochas de porco no espeto!
Nos entrementes, houve sorteio de um cabaz. Comprei duas rifitas a uma chavalita. Passado uns minutos, aparecem duas meninas, muito risonhas, a vender mais rifas. Respondi-lhes que já tinha duas! "Vá lá! Só mais uma!" - Acedi! O número foi o 370! Foi a rifa que ganhou! Do cabaz constava uma caixa-sortido de bolachas, cavacas, um sacão de amendoins - descascados! - e garrafas de vinho! Nada ficou comigo! Fiz questão de espalhar tudo pelas mesas onde antes estiveram panelões de fatias de porco assado! Cavacas e as bolachas voaram! As garrafas de vinho ficaram por lá!
Vim embora e dentro do capacete, de sorriso na cara pensei; foi porreira a festa, pá! Vou voltar... se não chover!
MTX

Sem comentários:
Enviar um comentário